BAIRRO DOS PIRES

Diversidade cultural em meio a muito verde

Bairro colonizado por alemães que vieram para trabalharar nas fazendas de café, hoje no cultivo de laranjas e hortas, se espalham pelos 10km do Bairro dos Pires, em suas propriedades entrelaçados pelos condomínios de chácaras de lazer,margeando o ribeirão dos Pires.

Da redação

Cena dos Pires(em sentido horário): Hortas,Cemitério dos alemães, pomares de laranja, provas equestres e o ribeirão dos Pires.

A característica do bairro dos Pires é ser um local bem arborizado, com 10 km de extensão, cortado pelo ribeirão dos Pires, rio que serve para captação de água para os agricultores locais e alternativa de abastecimento para a cidade de Limeira, sendo afluente do ribeirão Pinhal. Existem vários sítios onde a principal cultura é a laranja, mas há também cana-de-açucar, milho e hortaliças.
autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br A comunidade é formada por famílias de descendência alemã e suiça, bem como moradores de várias parte do país nas centenas de chácaras de recreio que existem. O bairro está a 8 km do centro de Limeira é cortado pela rodovia Anhanguera no Km 147.
autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br Nos finais de semana é um agito só, pois, os donos de chácaras e suas famílias vêm para curtir o local e trazem seus amigos, também recebemos visitantes de diversas cidades para comprar produtos da agricultura local e curtir os bares e ranchos de cavalos.
autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br O bairro conta também com um jornal local (jornal Pires Rural), a Ong Viva Pires, duas igrejas Luteranas, a Católica de Santo Antônio, bares, pesqueiros, ranchos e chácaras de recreio. Outra curiosidade do bairro é sua divisão entre bairro dos Pires de cima, do meio e de baixo.
autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br Não muito distante no tempo a escolinha municipal do bairro, por causa de sua localização, tinha o criativo nome de Escola Municipal do Pires do Meio de Cima. Essa escola hoje denominada EMEF Martin Lutero, é uma seção eleitoral. Aqui também existe um cemitério com tumulos que datam de 1880.
autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br Patrulhando o bairro existe a viatura da Polícia Militar designada exclusivamente para a área rural, onde os Policiais aplicam o programa Policiamento Comunitário. Além de contar com apoio da Guarda Municipal.
autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br A estrada vicinal que dá acesso ao bairro começa na rodovia Anhanguera na altura do km 147autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br
© 2013 - Jornal Pires Rural