AGRICULTURA FAMILIAR

Feira do Produtor Rural de Limeira entra para o calendário oficial do município

Edição 191

Camara Municipal dia 5 de setembro,

Projeto de Lei foi pauta da sessão da Camara Municipal do dia 5 de setembro, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Após dois anos de sua implantação a Feira do Produtor Rural de Limeira, entra para o Calendário Oficial de Eventos do Município, através de lei articulada pela Câmara de Vereadores, ganhando assim prestigio e importância, pois insere no mercado mais um canal de garantia da segurança alimentar ao limeirense.

Idealizada pela ONG Viva Pires e executada em parceira com a Prefeitura de Limeira e produtores rurais, a Feira do Produtor tem como intuito escoar a produção rural dos agricultores limeirenses, ofertando alimentos frescos e artesanais produzidos na cidade. A Feria é realizada toda quarta-feira no Parque Cidade/ Hípica de Limeira, a partir das 16 hs.

A implantação desse ambiente resultou no Projeto de Lei n° 188/2016 de autoria do vereador Wilson Cerqueira (PT), cujo teor estabelece a inclusão ‘no Calendário Oficial de Eventos do Município de Limeira a Feira do Produtor, que visa comercializar os produtos fornecidos pelos agricultores, estimulando assim a produção local da pequena propriedade e a fixação do produtor na área rural do município’. O projeto de Lei foi pauta da sessão da Camara Municipal do dia 5 de setembro, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores. Durante apresentação do Projeto o vereador Wilson Cerqueira disse: “sempre discutimos aqui que é preciso aproveitar o que é produzido em nossa área rural. Não faz sentido buscar em outras cidades produtos hortifrutigranjeiros enquanto temos produtores rurais em Limeira. A implantação da Feira do Produtor ocorreu em 2014 e podemos dizer que é uma experiência pequena. Se tivermos coragem e vontade podemos aumentar e potencializar muito mais essa feira. Já ficou provado que a ideia é ótima e possível de fazer, o que precisa é dar um apoio continuo levando para outros lugares da nossa cidade. A ideia de colocar essa feira no calendário oficial de eventos do município é reconhecer e fortalecer esse trabalho. Mas na prática o executivo, a prefeitura, precisa investir, para que os agricultores possam estar animados, participando e produzindo, para garantir que a produção local seja a melhor para os nossos moradores. Cumprimento e agradeço os produtores que participam dessa feira e peço o voto favorável a todos os vereadores”, destacou Wilson Cerqueira.Autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br
Agora é Lei

Agora é Lei: Aprovado dia 05 de setembro, pela Câmara de Vereadores, estabelece a inclusão ‘no calendário oficial de Eventos do Município de Limeira a Feira do Produtor’. Inclusão e reconhecimento do trabalho no campo na alimentação da área urbana.


Na oportunidade outros dois vereadores usaram a palavra sendo um deles o vereador Bruno Bortolan (PSB) destacando que reconhece as dificuldades que passam os agricultores quanto as estradas rurais no momento de escoar o que produzem e as interpretes do clima na hora de planejar o plantio. Bruno salientou que “é importante esse incentivo, por parte da Camara de Vereadores. Essa feira é um sucesso, a população tem solicitado que ela seja expandida para outros lugares e dias. Esse engajamento entre produtores e poder público é fundamental e que isso se torne uma política pública incentivando os pequenos produtores e as famílias que sobrevivem da agricultura em nosso município. Parabéns pela indicação e parabéns aos produtores”, enfatizou Bruno.

A vereadora Erika Tank (PR) pediu a palavra e observou que durante aquela sessão da Camara passaram pela discussão 3 projetos que falavam do bairro dos Pires, “isso mostra a importância que tem a área rural em nosso município, e nela a importância que tem o bairro dos Pires. Tanto que foi apresentado mais cedo aqui o turismo rural, a honraria de cidadão limeirense ao Pastor Osmar Schenneider, da Igreja dos Pires, e agora essa proposta do vereador Wilson Cerqueira, mostrando a pujança e o poder de desenvolver aquela área. Ao bairro dos Pires o meu respeito”, evidenciou a vereadora Erika.

O presidente da Camara vereador Pastor Nilton Santos (PRB), parabenizou os agricultores por essa conquista e desejou que “aprovado esse projeto, muito mais incentivos venham engrandecer o trabalho dos agricultores. Apesar de estarmos finalizando um mandato, mas no próximo coisas grandes possam se realizar na vida dos produtores, não fique apenas em projetos”, concluiu, convocando os vereadores para votação que resultou em 20 votos favoráveis ao projeto de lei que inclui a feira do produtor no calendário municipal de eventos. Autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br
Foi publicado no Jornal Oficial do Município, dia 11 de outubro de 2016, a Lei n° 5.771, substitutivo ao Projeto de Lei no. 188/16, que Inclui no calendário oficial de Eventos do Município de Limeira a “Feira do Produtor Rural” e dá outras providências. Autorizada a reprodução desde que citada a fonte: Jornal Pires Rural - Limeira - www.dospires.com.br
© 2013 - Jornal Pires Rural