Aconteceu neste dia 13 de dezembro a premiação do Concurso de Presépios promovido pelo SENAR-SP. Participaram 66 artesãos de todo o estado de São Paulo representando os sindicatos rurais ligados ao Sistema FAESP/SENAR-SP.
A primeira colocação, representando o Sindicato Rural de Limeira (SP), foi para a artista Lilian Ap. Regina Stahl Martins. O segundo lugar foi para a artesã Isabel Cristina Raimundo, de Igaraçu do Tietê (SP), representou o Sindicato Rural de Barra Bonita (SP). Na terceira colocação, Mauro Ribeiro representando o Sindicato Rural de Guará (SP).
Os três vencedores receberam troféus, além de prêmios em dinheiro, vale compras em lojas especializadas em artesanato e inscrição gratuita em cursos do SEBRAE-SP.
“Hoje é um dia muito importante para mim e minha família, o reconhecimento e a valorização de nossa arte. Poder ver de perto a riqueza em detalhes, a criatividade nos presépios participantes foi tudo muito lindo e emocionante”, disse Lilian Martins, a vencedora do Concurso de Presépios.
Acompanhe a entrevista;
Jornal Pires Rural: Qual é a sua experiência como artesã?
Lilian Martins: Sou admiradora de todo tipo de artesanato. Eu e meu esposo, José Valdir Martins, fazemos algumas peças reaproveitando materiais como: pneus, madeiras, correntes, ferros e outros materiais que as pessoas descartam; preocupados com a sustentabilidade.
JPR: Vocês já haviam criado um presépio antes desse Concurso?
Lilian Martins: Nunca havia criado um presépio, apenas montava em casa o presépio de Natal com peças prontas. Quando vi a divulgação do Concurso realizado pelo Senar-SP, em conjunto com a rede sindical rural, senti que poderia encarar esse desafio e as coisas foram dando certo. Consegui uma vaga tão concorrida, por ser um presépio de cada cidade. Tínhamos regras a seguir, os materiais utilizados deveriam ser matéria-prima encontradas na natureza e subprodutos da agricultura e pecuária; técnicas oferecidas pelo curso do Senar e regras também em relação ao tamanho do presépio.
JPR: Qual foi a inspiração para a construção desse modelo de presépio?
Lilian Martins: Comecei a imaginar e logo veio a ideia de como fazer a casinha usando a rama de mandioca e o telhadinho com vassoura. As ideias foram aparecendo. Utilizamos na montagem do presépio os materiais: fibras de coco e bananeira, bambu, cabaça, cápsula de semente, casca de amendoim, a casca e as folhas do coqueiro, paina, sabugo e cabelo de milho, sementes variadas, e para colorir usamos amora, coloral, açafrão e terra.
Pensei em fazer uma base diferente. Veio a inspiração em montar uma carriola, por ser uma ferramenta muito utilizada aqui no sítio. Então, usamos também parte de uma carpideira, aro de carriola, o pneu representando os tratores, hoje, utilizados na agricultura.
JPR: Quantas pessoas foram envolvidas na construção do presépio?
Lilian Martins: Para executar a montagem precisei da ajuda do meu marido. Mas sem dúvida, foi um trabalho em equipe considerando desde o senhorzinho que me arrumou as vassouras, até as pessoas que nos ajudaram com seus votos pela internet, na votação aberta ao público.
Tudo foi trabalhoso, porém as roupas foi a parte mais difícil, mas tudo feito com muito amor e capricho, no cuidado em colar e parafusar todas as partes do presépio. Tínhamos pouco tempo para fazer o presépio pois, temos trabalho fixo e, é no tempo livre que fazemos nosso artesanato. Pensando em dias trabalhados, usamos dois dias e meio para fazer o presépio.
JPR: Qual é o tamanho da importância da criação e construção desse presépio para você?
Lilian Martins: A maior importância para mim em participar desse Concurso é poder representar nossa cidade, reproduzindo esse momento tão importante para nós cristãos, que é o nascimento de Jesus. A simplicidade do nascimento de Jesus com a simplicidade da vida do campo, o alimento espiritual e o material. Ficamos emocionados ao saber que o presidente do sindicato, levaria nosso trabalho na sede do Sistema FAESP/SENAR na cidade de São Paulo.
Gratidão a todos pela oportunidade de poder mostrar nossa arte!!!
Vale ressaltar que o Senar oferece em nossa cidade cursos gratuitos durante todo o ano. Trata-se de várias técnicas que podemos utilizar no nosso dia a dia e até mesmo para ser fonte de renda para muitas famílias.