Jornal Pires Rural – Edição 335 | COSMÓPOLIS, Julho de 2023 | Ano XVII
Na cidade de Cosmópolis a pasta de agricultura é desenvolvida junto com meio ambiente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que está a cargo do secretário Carlinhos Bandola, técnico em segurança do trabalho e bombeiro civil, especialista em gestão ambiental e gestão pública. Carlinhos é filho de trabalhadores da Usina Ester e, brinca que é “pé vermeio com muito orgulho”. Ele foi convidado para seu primeiro cargo público pelo prefeito Junior Felisbino, eleito em 2020. Na eleição, Carlinhos ficou como primeiro suplente de vereador pelo partido PROS, acredita que possa assumir o mandato na câmara dos vereadores em meados de setembro desse ano.
Falamos com Carlinhos durante a Festa do Produtor, realizado pela prefeitura de Cosmópolis na Comunidade Senhor Bom Jesus, no bairro Nova Campinas.
Carlinhos apontou a atual produção da agricultura familiar em escala, produtividade e agregação de valor, destacando “os produtores de agricultura orgânica do assentamento Milton Santos, localizado entre Cosmópolis (SP) e Americana (SP). Eles já tem a documentação da área e o selo de agricultura orgânica no modelo de agricultura familiar. Devido a logística, é mais fácil para eles escoarem a produção para Paulínia (SP) e Americana mas, estamos trabalhando para tornar viável essa passagem para Cosmópolis. Vamos trabalhar em conjunto com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o MDA (Ministério Desenvolvimento Agrário) projetos para agricultura familiar envolvendo as plantas PANCs e plantas medicinais.
Questionado se os agricultores(as) familiares estão organizados em associações e cooperativas, Carlinhos afirmou, “temos a APRUC (Associação do Produtor Rural de Cosmópolis) toda regulamentada. No entanto temos um trator de concessão de uso vinculado a eles, também ganhamos um trator 4×4, cabinado e alguns implementos agrícolas e estamos conversando para ficar a concessão de uso para a Associação. Recebemos arado, grade e dispersor de calcário. Os produtores que tem essa demanda e terão esses equipamentos para uso. Eles vieram por um programa estadual solicitado pelo município, denominado Nova Frota. Para fortalecer mais essa associação engrossamos o coro convidamos outros produtores para aumentar o número e ter um resultado melhor, quanto mais pessoas envolvidas melhor o resultado”, falou.
Perguntamos se a agricultura familiar do município está inserida em quais programa e políticas públicas de nível municipal, estadual ou federal? Carlinhos respondeu, “nessa conversa com MDA e, através do PNAE, queremos fazer a viabilidade dos produtos orgânicos do assentamento Milton Santos, alimentar algumas escolas do município. Trazer esse selo orgânico para dentro do município porque, hoje, o produto é produzido na cidade de Cosmópolis, porém, é escoado para a nossa vizinhança. Queremos pegar as vertentes desses programas e projetos para que possamos fazer um combinado melhor com eles para absorver dentro do município.
Esse ano os produtores locais não entregaram alimentos para a merenda escolar, porém é comprado pelo tramite licitatório da agricultura familiar e também produtos integrais que é vinculado na alimentação junto a nutrição da pasta da Secretaria de Educação”.
Quanto a produção de alimentos do município Carlinhos citou que “a produção de alimentos em Cosmópolis é vinculado a hortaliças, pequenos produtores de mandioca e milho, porém a maior produção de Cosmópolis é canavieira. O município tem o agronegócio voltado para a questão do açúcar e do álcool e alguns derivados, vinculados a Ester Agro industrial. Os demais pequenos produtores, que no passado era forte na citricultura, infelizmente, foram perdendo esse lado e, hoje temos maior demanda pelo agro, pela cana e algumas leguminosas”, disse.
O assunto da sucessão familiar na agricultura do município de Cosmópolis e a forma como a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acompanha, e estimula a permanência dos jovens na produção agrícola familiar foi indagado a Carlinhos e, na resposta ele ponderou, “temos percebido um desgate quanto a sucessão familiar, um exemplo é a Festa do Agricultor de 2023. Nós procuramos, para fornecer alimentação e bebidas, pessoas ligada a agricultura ou indiretamente vinculado a família de produtores. Vimos que foi pouca adesão. Infelizmente, percebemos que está tendo uma perca por causa, acredito eu, da economia, do mercado. Geralmente eles saem da área rural e vão para a área urbana, acaba deixando a agricultura de lado. Para nós, isso é triste. Eu, particularmente, quero vir para área rural, fazer o sentido contrário. A nossa região é bonita nesta questão agrícola e rural ainda temos a possibilidade de manter essa raiz.
Pela extensão territorial de Cosmópolis, a área rural é maior, então, dentro do governo procuramos desenvolver o turismo rural e também o ecoturismo. Por exemplo, aqui na Comunidade Senhor Bom Jesus, o caminho é denominado passagem da Divina Providência. Estamos procurando proprietários vinculados a essa estrada para fazer o turismo rural, aí, vincular a gastronomia, passeio de cavalos, tratores e assim por diante. É um programa que está em planejamento, queremos trazer os produtores da APRUC e mais outros proprietários para que possamos fortalecer o time. O turismo rural e o ecoturismo, envolve economia, envolve a questão da preservação do meio ambiente e a própria agricultura”, enfatizou.
Perguntamos ainda, visto que o município está sob uma nova gestão, quais foram as demandas dos agricultores(as) no ano eleitoral de 2020? A atual administração está atendendo quais demandas?
Carlinhos revelou que “os associados da APRUC nos tinham questionado sobre uma semeadora. Estamos pleiteando esse equipamento agrícola para poder agregar na associação e percebemos no decorrer da campanha eleitoral, os pedidos foram para fortalecimento do pequeno agricultor e extensão rural, como preparo e analise do solo, programa de parcerias entre Embrapa, Cati, para que eles consigam desenvolver seu alimento com qualidade.
Nós, da Secretaria, percebemos que o vínculo de agricultura e meio ambiente precisa ser casada de maneira harmoniosa e sustentável. Por exemplo, evitar desmatamento para novos plantios, é um ponto que trazemos. Também no Cadastro Ambiental Rural (CAR), nós temos uma parceria com o Estado, através da Cati, e procuramos fazer com que os produtores entendam a preservação dos recursos hídricos para, no decorrer do tempo, não acontecer a falta de água. Pedimos que procurem o poder público, procurem pessoas que tenham o conhecimento para poder fortalecer essas ações”.
Encerrando Carlinhos enviou uma mensagem pelo Dia dos Agricultores, “em comemoração ao Dia do Agricultor, em nome do município de Cosmópolis queremos agradecer a cada um que contribui na alimentação diária e, qualquer situação pode estar procurando a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente para que possamos fazer os trabalhos em conjunto, para um desenvolvimento e um resultado mais satisfatório. Deixo meus cumprimentos a cada agricultor que contribui para a nossa alimentação, gratidão imensa”, finalizou.