O Jornal Pires Rural – Comunidades Rurais traz o registro de mais uma manifestação de fé na comunidade rural Correias, Engenheiro Coelho (SP).

No dia 13 de setembro às 19 horas, aconteceu a Procissão e Missa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada pelo Padre Reynaldo Ferreira de Melo. O cortejo partiu da Capela Nossa Senhora da Conceição situada há menos de dois quilômetros da Capela Santa Cruz. 

Após a leitura do Evangelho, padre Reynaldo proferiu a homilia: “Olhar para a Cruz, naturalmente, não significa olhar para um instrumento de morte, de tortura, daquela época quando muitas pessoas eram condenadas à morte, morriam na cruz. Porém, naturalmente, nós sabemos que essa morte de Jesus ao invés de continuar sendo um instrumento de tortura, de morte; a Cruz se torna para nós um instrumento de salvação e de vida nova. Jesus não morreu, apenas, mas ressuscitou para a vida eterna. Então, a Cruz tornou-se instrumento de vida. Nunca mais se usou esse instrumento para a morte. 

Uma coisa interessante é que a Cruz de Jesus desapareceu. Diz a História que Santa Helena achou os vestígios da Cruz de Jesus e que ainda existem relíquias da Santa Cruz de Jesus – não se trata de dizer que é ‘um pedaço de madeira’, mas pra nós olharmos e lembrarmos do sacrifício de Jesus. 

Então, o padroeiro Santa Cruz é exatamente um relembrar sempre, um acontecimento da história, um acontecimento salvífico. E não, um acontecimento de morte. 

Hoje, a Cruz de Jesus é o altar onde celebramos o sacrifício. Aqui, Jesus se faz presente no sacrifício, no pão e no vinho, corpo e sangue dele por nós derramado onde se torna alimento para a nossa salvação. Nós temos o sacrifício do altar onde nós participamos e vivemos esse mistério da nossa salvação e da vida para todos nós. O mistério da Cruz se transforma em mistério salvífico da Paixão, Morte e Ressurreição. 

A Exaltação da Santa Cruz é exatamente pra relembrar tanto o antigo com Moisés no deserto como o novo que é Jesus, que foi levantado para que pudesse nos salvar. Ao olharmos para a Santa Cruz podemos também nos lembrar o mistério da nossa salvação. 

Quantas vezes carregamos a Cruz, por vezes sem sentido, no peito. Mas ela tem um símbolo muito especial que é o sinal do cristão. Como dizia padre Zezinho na sua música (Nova Geração): ‘No peito eu levo uma cruz. No meu coração o que disse Jesus’. 

A Cruz de Jesus é o símbolo da nossa salvação, padroeiro dessa comunidade que se preza a devoção à Santa Cruz”, concluiu. 

Após a celebração houve um momento de confraternização entre as pessoas presentes.

Acompanhe abaixo o vídeo da Procissão e Missa da Exaltação da Santa Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *