Jornal Pires Rural – Edição 335 | LIMEIRA, Julho de 2023 | Ano XVII
Na data que se comemora o Dia do Agricultor, 28 de julho, a regional Limeira da Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), juntamente com a Cati e Prefeitura de Limeira promoveram o Encontro de Agricultores de Limeira e Região. Com o tema voltado para citricultura e a revelação de dados recentes, onde foram arrancadas 482 mil árvores de citros do parque citrícola da regional de Limeira, sendo que em 2012 haviam 22 milhões de plantas e, hoje, 4 milhões e 200 mil árvores, foram ministradas de três palestras: Ações da Defesa Agropecuária em prol da citricultura; Resistência do psilídeo a inseticidas e controle do HLB (greening); Controle biológico de pragas e doenças na agricultura tropical. O Encontro de Agricultores o ocorreu no Horto Florestal de Limeira tendo a adesão de um número considerado de expositores e alguns agricultores presentes.
Enfatizando a citricultura, a Defesa Agropecuária apresentou dados dos pomares de laranja da regional de Limeira levantados nos dois últimos anos, apresentados pelo engenheiro agrônomo Daves Setin, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, “nós fizemos um levantamento de propriedades abandonadas ou propriedades mal manejadas e a gente tem ido nessas propriedades, conversando com esses produtores, notificando, orientando esses produtores, para que eles manejem adequadamente, pulverizem os pomares e caso eles decidam, venham a erradicar essas plantas, caso eles vejam que não tem mais sentido economicamente. Dessas ações nossas, sabemos que tem alguns produtores que falam que foram autuados mas, nós não autuamos ninguém aqui na regional, por conta dessa ação. Quando ficamos sabendo, vamos num produtor e vemos que envolta estão erradicando (os pomares) porque sabe que não está manejando direito ou não está economicamente mais viável, está com incidência grande de greening. Temos visto que tem mais gente erradicando do que gente que recebeu nossa visita. Na nossa regional de Limeira, vai até Porto Ferreira, na Anhanguera e Itirapina, na Washington Luiz, uma regional grande, com municípios importantes, já tivemos em 2012, mais de 22 milhões de plantas e hoje estamos com 4 milhões e 200 mil árvores em nosso parque citrícola e, somente no segundo semestre do ano passado mais de 10% do parque citrícola da nossa regional foi erradicado, 482 mil plantas, esse dado é atual”, revelou Daves.
É fácil concluir por esses dados revelados pelo agrônomo Daves Setin, que a diminuição dos pomares de laranja nos últimos dez anos na região de Limeira, foram na ordem de 80%, reafirmando o fim da era da citricultura.