No final de janeiro, com o bordão “Limeira maior e melhor”, o Deputado Federal Miguel Lombardi (PL), anunciou nas redes sociais; “comigo em Brasília, Limeira garante mais investimentos em áreas estratégicas. Seja na saúde, o terceiro setor e também na mobilidade urbana. Conquistei R$ 10 milhões para pavimentar 19 ruas e avenidas. Contem comigo!” – Vias Martins Lutero (Pires de Baixo e Pires de Cima), incluídas. Entramos em contato com a assessoria do Deputado Miguel Lombardi para esclarecer sobre os recursos de investimento na pavimentação no bairro dos Pires, que está sendo divulgado nos canais de comunicação do parlamentar.
É notório e urgente este investimento nas vias do bairro dos Pires que se encontram em péssimas condições, recebeu asfalto apenas uma vez, em 1986, na gestão do ex-prefeito Jurandir Paixão (já falecido). Vale ressaltar que em 2016, último ano de governo do ex-prefeito Paulo Hadich, foi feito o recapeamento de parte inicial (4 km) da estrada no bairro dos Pires, após isso, somente os precários serviços de tapa-buraco foram executados, o qual transformou as vias em uma colcha de retalhos. A cada dia cresce o fluxo de veículos para acessar as empresas que estão se instalando no bairro, bem como o aumento desordenado das chácaras de recreio e moradia, agravando o estado precário das vias, sob tudo com a chegada do período de chuvas.
Ademir Cintra, assessor do Deputado Miguel Lombardi nos respondeu que o anúncio de uma emenda sobre asfaltamento nas vias Martin Lutero – Pires de Cima e Via Santo Antônio – Pires de Baixo, “o deputado já indicou e já foi empenhada, agora ela está no município. O município tem que fazer a licitação. Eu não tenho o trâmite dessa licitação, está com a Secretaria de Obras. A parte do Miguel está feita; indicou, empenhou”, afirmou.
Diante desse fato, procuramos a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Limeira para explicar sobre o andamento dos trâmites da licitação de asfaltamento no bairro dos Pires pois, conforme afirma o Deputado Federal Miguel Lombardi há R$ 10 milhões de recursos disponíveis para o município de Limeira pavimentar dezenove ruas e avenidas.
Segue abaixo a resposta enviada pela Prefeitura de Limeira:
“A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Oras e Serviços Públicos, informa que as emendas parlamentares sofrem um amplo processo de liberação e existe muitos passos para sua efetiva realização. Neste caso em específico, os processos licitatórios das emendas anunciadas ainda não se iniciaram porque dependem da liberação efetiva do Governo Federal, através da operadora Caixa Econômica Federal. A previsão é que isso ocorra ainda este semestre, porém não há como definir uma data”, encerrou a nota.