Jornal Pires Rural, desde 2005

O Jornal dos Pires foi criado para estabelecer a comunicação com os diversos públicos existentes na área rural, especificamente o bairro dos Pires, Limeira (SP), formado por descendentes de origem alemã. 

Em 2005 o Jornal dos Pires, com tiragem de mil exemplares, começa a ser distribuído quinzenalmente, aos domingos, em uma das lombadas da estrada sentido bairro-centro, abordando os motoristas que trafegavam no intenso fluxo dos finais de semana. 

Em 2007, o jornal passa a ter doze páginas e incorporar o Rural ao nome e abranger quatro cidades, cada qual com sua página de notícias exclusiva, Limeira (Pires Rural), Artur Nogueira (Arthur Rural), Engenheiro Coelho (Estação Gaiquica) e Cordeirópolis (Bairro Cascalho), chegando a dez mil exemplares e circulação quinzenal como Jornal Pires Rural. 

Em 2009, os cadernos exclusivos das cidade são extintos porém, a distribuição abrange mais cidades, focando: Limeira, Mogi Mirim, Artur Nogueira, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Holambra. 

A partir de maio de 2018 o Jornal Pires Rural, inclui uma nova mídia impressa voltada ao tema da gastronomia e direcionando ao público feminino como Target. O novo impresso é batizado com o nome de D’Mulher – Comida da Horta, com o formato de tabloide germânico e tamanho de 28 cm largura e 41 cm altura, 8 páginas coloridas.

Em 2020, novos desafios diante da pandemia da Covid-19 nos levou a decisão de optar somente pelo jornal digital, a partir do mês de abril. A cobertura das informações passou a incluir regiões urbanas de Limeira, a versão digital do Jornal Pires Rural inclui também o conteúdo da marca ”Comida da Horta”.

Missão: Apresentar um conteúdo com fonte de credibilidade 

Visão: Continuar sendo referência na região como o veículo que possui o maior arquivo contemporâneo da área rural de Limeira.

Valores: Respeito aos gêneros; Valorização da mulher; Valorização das histórias de vida em comunidade; Valorização e disseminação do conteúdo de pesquisa acadêmica.