Em 2005, surge na área rural de Limeira (SP), o Jornal Pires Rural. Ao longo da trajetória somos convidados a retratar de forma escrita e através de vídeos a história oral das comunidades rurais. E o que no início era o objetivo jornalístico, a própria comunidade rural, ao expressar seus desejos e anseios de ver e ler a identidade cultural, religiosa, seus valores e transformações sociais modelou, por assim dizer, o formato, a estrutura e a sustentação do modelo de negócio da editora Wasacz.
Em 2024, entendemos que o Jornal Pires Rural é muito mais que uma mídia. Pois, o Jornal Pires Rural tem essência, expertise, credibilidade para ser uma entidade de comunicação e pesquisa em história oral.
Com o objetivo de valorizar a escrita impressa e permanecer na estante dos leitores, apresentamos: Jornal Pires Rural Publicações. Portanto, nos sentimos honrados e gratos em poder retratar histórias e memórias que definem o nosso coletivo na manutenção da sociedade, agora num outro formato: a Revista História Oral e Sociedade – História Oral e Memória Social.
A escolha do tema da laranja “apresentada” pelo frei João das Mercês na capa da primeira edição da Revista Memória e Sociedade – História Oral e Memória Social tem o objetivo de trazer a importância dos símbolos na memória coletiva da sociedade.
Ao folhear pelas páginas o leitor encontrará o conhecimento de épocas vividas e versadas na música caipira de poetas sertanejos. O relato da infância sobre a travessia de balsa, local que cruza os rios Jaguari e Atibaia e forma o rio Piracicaba. A descrição da homenagem através de um cortejo com carro de bois. O sítio histórico com presença de ruínas de uma sede da fazenda, o muro de pedras e restos de utensílios usados por antepassados que ocuparam a região, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A história da inauguração do Centro Rural do Pinhal, Limeira (SP), em 1969, e os discursos (na íntegra) do secretário estadual da Agricultura e do secretário estadual da Promoção Social. O testemunho de ser mulher no rural e entender, desde pequena, que a vida seria determinada a seguir à risca todas as regras da tradição.
Os leitores, de certo, se identificarão com outros lugares e ocasiões que estão publicados na Revista Memória e Sociedade – História Oral e Memória Social pois, acreditamos que retratar essas histórias de vida é fundamental para compreender as interações sociais, o tempo, o espaço e a preservação dos elos de conhecimento e memória.
É preciso avançar no alcance da história com fontes de testemunhos escritos frente a uma história única no projeto de sociedade. Acreditamos na história como algo que pode ser produzido pelas ações das pessoas em sintonia com a história oficial.
Revista memória e sociedade – história oral e memória social: a memória como guardiã de significados
Autores: Adriana Fonsaca e Marcel Menconi
Editora: Wasacz
Lançamento: Jornal Pires Rural Publicações, 2024. Formato 21cm x 29,7cm, ilustrado, PB, 134 páginas – R$150,00