Logo 1

Projeto SAN

Horta e Segurança Alimentar e Nutricional

A ONG Viva Pires é parceiro no "Projeto Horta na Escola"" com a realização “Horta e Segurança Alimentar e Nutricional com Plantas Alimentícias não Convencionais - PANCs" na escola municipal Prof. Noedir Tadeu Santini.


Projeto Alimento

A história da família que produz o seu alimento

A ONG Viva Pires valoriza a agricultura familiar e a permanência do homem no campo. Através do Projeto "A história da família que produz seu alimento" a entidade registra e faz história.Conheça a história da família Santos do bairro rural Lagoa Nova, em Limeira,

Leia mais


Família Carvalho Dias - Poços de Caldas - MG

Família Carvalho Dias - A história da família que produz o seu alimento

Maurício Carvalho Dias, um produtor de grãos, que se encantou pela produção de oliveiras, diversificou os negócios e investiu setor da olivicultura. Juntamente com o filho Moacir Carvalho Dias construíram um lagar (oficina com máquinas adequadas para extrair azeitonas) e o apresentou no 1º Workshop de Olivicultura Nacional.


Dona Trindade e Seu Eurico Tarôco

Família Tarôco, produtora de queijos Minas Artesanal

A família faz parte do Projeto “Colônia Viva”, na zona rural de São João Del Rei-MG. O Projeto de turismo rural reúne produtores que também oferecem restaurantes, café da manhã, suco de frutas frescas, massas, geleias, cachaças, fubá, feijão, embutidos e carne de porco na lata. O “Colônia Viva” divulga o roteiro turístico rural e leva os produtores para expor seus produtos em feiras, além do município.


Benedito José Ramos (Dito Paraná) e Maria Helena Zaia Ramos (dona Lena) - Cascalho - Cordeirópolis

Família Ramos - A história da família que produz seu alimento

O casal Benedito José Ramos (Dito Paraná) e Maria Helena Zaia Ramos (dona Lena) são moradores do bairro de Cascalho em Cordeirópolis, eles são os pilares que estimulam os vizinhos a se engajar na agricultura.


Família Asbahr e Tetzner - Bairro dos Pires - Limeira - SP

Família Asbahr Tetzner - A experiência da citricultura para a tecnologia da soja

O casal Moacir Asbahr e Ivani Tetzner Asbahr e o filho Edmar Asbahr, são descendentes dos imigrantes alemães das famílias Asbahr e Tetzner, que se instalaram no bairro dos Pires, por volta de 1.853. O sustento das famílias Asbarh e Tetzner eram as vendas das caixas de laranjas e a produção de mudas de citros.


Projeto Feira Agrifam

Projeto Feira do Produtor Rural de Limeira

O Projeto Feira do Produtor Rural de Limeira tem como objetivo trazer a identidade produtiva da agricultura familiar para a área urbana, construindo a imagem positiva que a produção familiar rural oferece além da produção e renda.


Notícias


Agricultura

A citricultura tem futuro com safra de 365 milhões de caixas de laranjas


Saúde

A criação do SUS se deu a partir de ideias de direito à saúde


Biodiversidade alimentar

Um caminho para a era da abundância

PANCs

Ora-pro-nobis

Ora Pro Nobis (Pereskia grandifolia Haw.)

Cacto arbustivo até arbóreo, nativa no nordeste, sul e sudeste do país. Sua propagação é feita por pedaços de ramos (estaquia), que enraízam com facilidade. Suas folhas e flores róseas podem ser consumidas, principalmente após o cozimento. Existem outras espécies com flores alaranjadas e brancas amareladas. Verdura rica em proteína vegetal (ca. de 25% (até 35%) em base seca) e em vários aminoácidos essenciais.



Capuchinha


Capuchinha (Tropaeolum majus L.)

Nativa das regiões montanhosas do México e Peru, a capuchinha é uma planta herbácea anual. Suas flores solitárias, vermelhas, alaranjadas, brancas ou amarelas, gera frutos verdes-claro. Suas flores, folhas, frutos, sementes e ramos novos são comestíveis. É cultivada para fins ornamentais e para consumo e ainda têm diversos usos medicinais.


PARCEIROS



SIGA NOS

FALE COM

Contato: ongvivapires@hotmail.com

FACEBOOK