Logo 1

Projetos

Daniel, Anderson e Rogério, Rosa Argentina Marrafon dos Santos e Domingos David dos Santos

Projeto Resgate Cultural

A história da família que produz o seu alimento

A ONG Viva Pires valoriza a agricultura familiar e a permanência do homem no campo. Através do Projeto "A história da família que produz seu alimento" a entidade registra e faz história.

Sabe o que tem em comum entre um agrônomo, um professor de educação física e um profissional da área de análise de sistema de informática? Resposta: A produção de alimentos! Daniel, Anderson e Rogério são os graduados, os pais: Rosa Argentina Marrafon dos Santos e Domingos David dos Santos, casaram-se em 1973, e fixaram residência na Avenida Santa Bárbara, em Limeira. Sr. Domingos após vender o Bar 45, para seu irmão José Luiz, comprou 2 alqueires de terra no bairro Lagoa Nova e começou a produção de hortaliças, era o ano de 1985.

Leia mais



Feira Agrifam

Feira do Produtor Rural

Projeto Feira do Produtor Rural de Limeira

A ONG Viva Pires, entidade sem fins lucrativos, fundada em 2007, vêm promovendo a agricultura familiar no município com a missão de construir a visibilidade da agricultura familiar para valorizar esse trabalho como produtor de alimentos e conservador da biodiversidade e mananciais.

O Projeto Feira do Produtor Rural de Limeira tem como objetivo trazer a identidade produtiva da agricultura familiar para a área urbana, construindo a imagem positiva que a produção familiar rural oferece além da produção e renda, os cuidados com a produção de alimentos e mananciais. Acreditamos que a cidade pode reconhecer o produtor rural como parceiro, o qual contribui para a manutenção e qualidade de vida de todos.

O governo municipal, empenhado em apoiar a produção agrícola familiar no município, estendeu o fomento às políticas públicas apoiando o Projeto Feira do Produtor Rural de Limeira desde junho 2014, realizando no Parque da Cidade as quartas-feiras das 16 h às 20 h.

Calendário Oficial de Eventos
A Feira do Produtor Rural de Limeira, entra para o Calendário Oficial de Eventos do Município, através de lei articulada pela Câmara de Vereadores, ganhando assim prestigio e importância. Foi publicado no Jornal Oficial do Município, dia 11 de outubro de 2016, a Lei n° 5.771, substitutivo ao Projeto de Lei no. 188/16, que inclui no calendário oficial de Eventos do Município de Limeira a “Feira do Produtor Rural” e dá outras providências.


Visita APTA Pindamonhangaba

Projeto Horta na Escola

Horta e Segurança Alimentar e Nutricional com Plantas Alimentícias não Convencionais

A ONG Viva Pires executou o "Projeto Horta na Escola"" com a realização “Horta e Segurança Alimentar e Nutricional com Plantas Alimentícias não Convencionais - PANCs" na escola municipal Prof. Noedir Tadeu Santini, concluído em dezembro de 2016.

Muito se fala em Segurança Alimentar e Nutricional, porém, efetivamente, poucos cidadãos têm esse direito garantido. A desnutrição e/ou doenças ligadas a má alimentação são fatores ocorridos no perfil nutricional e epidemiológico da população. O atual padrão alimentar gera números maiores de pessoas com doenças relacionadas à alimentação de má qualidade que se manifesta predominantemente por doenças crônicas como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares, além da obesidade infantil.

A contaminação dos alimentos por agrotóxicos, proliferação e uso de sementes transgênicas, restrições aos direitos dos agricultores, povos indígenas e populações tradicionais ao livre uso da biodiversidade estão entre os entraves reais que interferem na verdadeira alimentação saudável. Diante desse cenário, a Associação Viva Pires juntamente com a equipe da Merenda Escolar do Município de Limeira vislumbrou a necessidade de resgatar e difundir o conhecimento sobre plantas tradicionais usando o saber local no âmbito da segurança alimentar e assim possibilitar a retomada do consumo e cultivo de hortas cultivada com plantas alimentícias não convencionais - PANCs.


Pomar de Citros - Bairro dos Pires

Mereda Escolar

Suco de laranja na merenda escolar

A ONG Viva Pires cumpriu integralmente a Chamada Pública n° 03/2016, AQUISIÇÃO DE SUCO DE LARANJA INTEGRAL PASTEURIZADO, PARA ATENDIMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR/PNAE, conforme §1° do art.14 da Lei n.° 11.947/2009 e Resolução FNDE n˚26 de 17 de junho de 2013, do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal que garante a compra de produtos produzidos por agricultores locais pela Prefeitura Municipal de Limeira com atendimento ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O fornecimento de suco de laranja integral pasteurizado à rede municipal de ensino foi encerrado em abril de 2017.




Contato
Para entrar em contato com a ONG Viva Pires e saber mais dos projetos em andamento, ligue para 19 – 7817.4219, id 99*95496, ou envie um email para: ongvivapires@hotmail.com

voltar



PARCEIROS



SIGA NOS

FALE COM

Contato: ongvivapires@hotmail.com

FACEBOOK

M2A.com | Copyright© - 2012 - Todos os direitos reservados | Contact Us