Logo 1

Quem Somos

Desenvolvendo ações e projetos na área de produção agrícola

História


A escolha de viver na área rural pode parecer, a princípio, a troca do estresse urbano pela tranquilidade do rural. As descobertas feitas pelo casal Marcel Menconi, publicitário e Adriana Fonsaca, psicóloga, levou ao dinamismo de um caldeirão de valores que a área rural oferece, o que deixaria qualquer desavisado estressado. No ano de 1996, quando o casal conheceu o entorno de sua moradia, o bairro dos Pires, área rural de Limeira, interior de São Paulo, encontraram um mundo sem fronteiras ligado ao resgate cultural, meio ambiente, agricultura, religiosidade. Esse universo era um apelo de consumo dos grandes centros, principalmente por alimentos produzidos localmente.

Com o tempo, o romantismo dessa experiência rural foi tomando forma pró ativa com envolvimento no cotidiano do bairro dos Pires - uma área com 10 km de extensão, localizado em área de manancial, com histórico de colonização alemã - resultou num trabalho pioneiro na região de Limeira. Em 2005, aconteceu o lançamento do Jornal Pires Rural, um periódico quinzenal, tratando de assuntos como resgate cultural, valorização da comunidade, manutenção de estradas, educação, serviços públicos, assuntos agrícolas e ambientais - o bairro dos Pires é uma sub bacia hidrográfica que contribui para o abastecimento de água para o município de Limeira.

A aceitação e credibilidade que o periódico conquistou levou o trabalho do casal, Adriana e Marcel, a um outro nível de relação com a comunidade, a qual resultou na fundação da ONG Viva Pires em junho de 2007. Desde então, o trabalho da ONG Viva Pires e Jornal Pires Rural tem se complementado para o desenvolvimento de conquistas pioneiras para a área rural como exemplo, um novo prédio para a Escola Municipal Rural Martim Lutero, no bairro dos Pires, num momento em que o município estava fechando escolas rurais e remanejando os alunos para a área urbana. Outro pioneirismo conquistado pela Organização foi a implantação da Feira do Produtor Rural no município com a inclusão da agricultura familiar local, e consequentemente a primeira Organização a comercializar alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar municipal através do Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE.


SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Missão

Promover a segurança alimentar e nutricional através da valorização e permanência da agricultura familiar no campo, produzindo e comercializando pelas políticas públicas e projetos sustentáveis.


Visão

Ser reconhecido como uma associação pioneira na promoção da segurança alimentar e nutricional e da agricultura familiar em Limeira e região, de forma que, a área urbana possa reconhecer o valor da produção local.


Valores

•Respeito e dignidade para a agricultura familiar;
•Respeito aos recursos hídricos;
•Valorização do solo;
•Generosidade na relação consumidor/ produtor;
•Integração campo e cidade;
•Reconhecimento cultural, econômico, histórico rural;
•Reconhecimento dos valores e conhecimento não formal rural;
•Reconhecimento das PANCS (Plantas alimentícias não convencionais) como verdadeiro valor nutricional para alimentação saudável.



PARCEIROS



SIGA NOS

FALE COM

Contato: ongvivapires@hotmail.com

FACEBOOK

M2A.com | Copyright© - 2012 - Todos os direitos reservados || Contact Us