Skip to content
Jornal Pires Rural

Jornal Pires Rural

  • Início
    • Quem Somos
    • Política de privacidade
    • Contato
  • Comunidades Rurais
  • Notícias
    • Agricultura
    • Cotidiano
    • Educação
    • Cultura
    • Saúde e Clima
    • Revista e Podcast
  • Rádio Pires Rural
  • Rural Vídeos
  • Toggle search form
  • A vida no Bairro dos Pires no relato da família Jürgensen Publicações
  • Revista Memória e Sociedade – História Oral e Memória Social Publicações

O livro-reportagem do Jornal Pires Rural 2005-2020

Posted on dezembro 18, 2021julho 27, 2025 By Redação

Adriana Fonsaca

Ao completar quinze anos de trabalhos, em um ano atípico, quando a humanidade enfrentou a pandemia do novo coronavírus e, a percepção de que o século XX, de fato, era encerrado, o desejo de realizar uma obra literária para reunir as principais matérias publicadas nas edições impressas do tabloide Jornal Pires Rural tomou forma. A convicção de que o conteúdo produzido, veiculado e, agora apresentado no formato de livro-reportagem, contribui para a história e identidade rural da região de Limeira (SP). 


O livro-reportagem “Jornal Pires Rural 2005-2020. Um recorte da memória coletiva rural da região de Limeira (SP); marcada pelo fim da era da citricultura”, dos editores Adriana Fonsaca e Marcel Menconi

“O Jornal Pires Rural, desde 2005, tem o propósito de promover o desenvolvimento local rural  através de atores mobilizados em um processo dinâmico de valorização e fortalecimento do capital social rural. Entendemos que o desenvolvimento local é a base de uma identificação coletiva com uma cultura e um território focado nas pessoas, no seu ambiente, e na sua capacidade para inovar, e efetivar transformações baseadas em valores”, destaca Adriana Fonsaca co-autora do livro juntamente com Marcel Menconi, editores do Jornal Pires Rural.

Nas páginas do livro
“Jornal Pires Rural 2005-2020 Um recorte da memória coletiva rural da região de Limeira (SP); marcada pelo fim da era da citricultura”, o leitor encontrará histórias da agricultura familiar marcadas pelo fim da era da citricultura, uma commodity do agronegócio que trouxe ascensão e declínio para o modelo da agricultura familiar regional. Histórias de um processo de transição na produção familiar e a solitária busca por uma vocação produtiva sem incentivo do poder público.

São matérias que retratam a luta pela qualidade da água; a modernização da tecnologia no campo; o início do plantio do milho transgênico; a expansão do cultivo e o pacote tecnológico da soja; o trabalho artesanal do jacá inserido na produção de mudas cítricas; o parcelamento irregular do solo; o associativismo; a primeira comercialização da produção familiar para a merenda escolar do município de Limeira; a organização da Feira do Produtor Rural de Limeira; a história de empreendedorismo da Bosch Mercuri; os primórdios da Escola Estadual Rural Dorivaldo Damm; o projeto piloto de Patrulhamento Rural Comunitário da Polícia Militar no município de Limeira; a colheita do arroz de sequeiro; a cronologia da celebração da Festa de São João do bairro Água Espraiada; o surgimento da Capela de Santo Antônio dos Pires de Baixo; a cultura local da viola caipira, músicos, artesãos e compositores. “O período recortado trazem acontecimento, sobretudo da agricultura familiar, que ajudam a formatar para entender a era moderna da produção de alimentos e segurança alimentar da humanidade”, cita Marcel Menconi.

O livro traz uma seleção de oitenta e oito matérias publicadas no Jornal Pires Rural ao longo do período 2005-2020

O desenvolvimento do trabalho de comunicação social a partir do local e do regional permitiu ao Jornal Pires Rural ir além das informações, além do que o jornalismo de modelo hegemônico tem proposto. Atento, o veículo foi ouvir antes de fazer perguntas, foi conviver para não se impor, estabeleceu uma relação de confiança e credibilidade junto a seus leitores. Foi construído um projeto contínuo de organização da memória coletiva de forma que enalteça a comunidade rural, contribuindo para o reconhecimento universal através da cultura rural local.

PERFIL:

Livro-reportagem: “Jornal Pires Rural 2005-2020, Um recorte da memória coletiva rural da região de Limeira (SP); marcada pelo fim da era da citricultura” 

Autores: Adriana Fonsaca e Marcel Menconi

Editora: Wasacz

Lançamento: Dezembro 2021, formato 21cm x 29,7cm, 134 páginas, ilustrado, PB, R$150,00

Para adquirir o exemplar entre em contato pelo e-mail:jornalpiresrural@hotmail.com ou WhatsApp (19) 99676-3502 / (19) 97409-7544.

Publicações Tags:Edição 278

Navegação de Post

Previous Post: A vida no Bairro dos Pires no relato da família Jürgensen
Next Post: A implantação do endereçamento Plus Code nas propriedades rurais da região de Mogi Mirim

Related Posts

  • Revista Memória e Sociedade – História Oral e Memória Social Publicações
  • A vida no Bairro dos Pires no relato da família Jürgensen Publicações

Rádio Pires Rural

MAIOR SINO DO MUNDO chegou na igreja monumental.
Valdomiro Ivers apresenta seu primeiro trator
Mil CAVALEIROS do DIVINO 2025 - Pirenópolis.
Coral Magnificat - celebração em Italiano na Festa Italiana no bairro Tatu.
Romaria de Cavaleiros - Bairro Piraporinha a Tujuguaba, Conchal (SP)
As memórias da Colônia Carandina e do time Carandina Futebol Club é revivida por três ex-moradores do local; Adriano Colombari e os irmãos Nilton e Alex Barbosa Oliveira.

LIVE: Mídias Hiperlocais: memória e sustentabilidade

Copyright © Jornal Pires Rural 2024 .

Powered by PressBook News WordPress theme