Skip to content
Jornal Pires Rural

Jornal Pires Rural

  • Início
    • Quem Somos
    • Política de privacidade
    • Contato
  • Comunidades Rurais
  • Notícias
    • Agricultura
    • Cotidiano
    • Educação
    • Cultura
    • Saúde e Clima
    • Revista e Podcast
  • Rádio Pires Rural
  • Rural Vídeos
  • Toggle search form
  • A vida no Bairro dos Pires no relato da família Jürgensen Publicações
  • O livro-reportagem do Jornal Pires Rural 2005-2020 Publicações

Revista Memória e Sociedade – História Oral e Memória Social

Posted on outubro 25, 2024setembro 1, 2025 By Jornal Pires Rural

Adriana Fonsaca

Em 2005, surge na área rural de Limeira (SP), o Jornal Pires Rural. Ao longo da trajetória de trabalho somos convidados a retratar de forma escrita e através de vídeos a história oral das comunidades rurais. E, o que no início era o objetivo jornalístico, a própria comunidade rural, ao expressar seus desejos e anseios de ver e ler a identidade cultural, religiosa, seus valores e transformações sociais modelou, por assim dizer, o formato, a estrutura e a sustentação do modelo de negócio da editora Wasacz. 

Em 2024, entendemos que o Jornal Pires Rural é muito mais que uma mídia. Pois, o Jornal Pires Rural tem essência, expertise, credibilidade para ser uma entidade de comunicação e pesquisa em história oral. 

Com o objetivo de valorizar a escrita impressa e permanecer na estante dos leitores, apresentamos: Jornal Pires Rural Publicações. Portanto, nos sentimos honrados e gratos em poder retratar histórias e memórias que definem o nosso coletivo na manutenção da sociedade, agora num outro formato: a Revista História Oral e Sociedade – História Oral e Memória Social. 

A escolha do tema da laranja “apresentada” pelo frei João das Mercês na capa da primeira edição da Revista Memória e Sociedade – História Oral e Memória Social tem o objetivo de trazer a importância dos símbolos na memória coletiva da sociedade.

Ao folhear pelas páginas o leitor encontrará o conhecimento de épocas vividas e versadas na música caipira de poetas sertanejos. O relato da infância sobre a travessia de balsa, local que cruza os rios Jaguari e Atibaia e forma o rio Piracicaba. A descrição da homenagem através de um cortejo com carro de bois. O sítio histórico com presença de ruínas de uma sede da fazenda, o muro de pedras e restos de utensílios usados por antepassados que ocuparam a região, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A história da inauguração do Centro Rural do Pinhal, Limeira (SP), em 1969, e os discursos (na íntegra) do secretário estadual da Agriculturae dosecretário estadual da Promoção Social. O testemunho de ser mulher no rural e entender, desde pequena, que a vida seria determinada a seguir à risca todas as regras da tradição.

Os leitores, de certo, se identificarão com outros lugares e ocasiões que estão publicados na Revista Memória e Sociedade – História Oral e Memória Social pois, acreditamos que retratar essas histórias de vida é fundamental para compreender as interações sociais, o tempo, o espaço e a preservação dos elos de conhecimento e memória. 

Os leitores, de certo, se identificarão com outros lugares e ocasiões que estão publicados na Revista Memória e Sociedade – História Oral e Memória Social pois, acreditamos que retratar essas histórias de vida é fundamental para compreender as interações sociais, o tempo, o espaço e a preservação dos elos de conhecimento e memória. 

É preciso avançar no alcance da história com fontes de testemunhos escritos frente a uma história única no projeto de sociedade. Acreditamos na história como algo que pode ser produzido pelas ações das pessoas em sintonia com a história oficial.

“Revista memória e sociedade – história oral e memória social: a memória como guardiã de significados”  

Autores: Adriana Fonsaca e Marcel Menconi

Editora: Wasacz

Lançamento: Jornal Pires Rural Publicações, 2024. Formato 21cm x 29,7cm, ilustrado, PB, 134 páginas – R$150,00

Contato: (19) 99676-3502 (whatsapp) – e-mail: jornalpiresrural@hotmail.com

Publicações Tags:Edição On-line

Navegação de Post

Previous Post: Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Parada – “A primeira capela saiu da ponta dos dedos, do crochê”
Next Post: Apresentação Rádio Pires Rural

Related Posts

  • A vida no Bairro dos Pires no relato da família Jürgensen Publicações
  • O livro-reportagem do Jornal Pires Rural 2005-2020 Publicações

Rádio Pires Rural

APRENDA COMO SE SALVAR DE ATAQUE DE ABELHAS
Valdomiro Ivers apresenta seu primeiro trator
Citricultura em Risco: PERDA DA LARANJA NO PÉ
ONÇA À VISTA: NÃO COMETA estes ERROS e SALVE SUA VIDA
MAIOR SINO DO MUNDO chegou na igreja monumental.
Mil CAVALEIROS do DIVINO 2025 - Pirenópolis.
Da experiência na citricultura para a tecnologia da soja
TRADIÇÃO DA CULTURA ALIMENTAR MINEIRA
O cultivo do cambuci
Coral Magnificat - celebração em Italiano na Festa Italiana no bairro Tatu.
Romaria de Cavaleiros - Bairro Piraporinha a Tujuguaba, Conchal (SP)
As memórias da Colônia Carandina e do time Carandina Futebol Club é revivida por três ex-moradores do local; Adriano Colombari e os irmãos Nilton e Alex Barbosa Oliveira.
AS COORDENADAS DOS ENDEREÇOS DAS PROPRIEDADES RURAIS

LIVE: Mídias Hiperlocais: memória e sustentabilidade

Copyright © Jornal Pires Rural 2024 .

Powered by PressBook News WordPress theme